terça-feira, 12 de outubro de 2010

A CONCENTRAÇÃO E O EFEITO AVATAR

Os filmes como Avatar e Matrix, que retratam a realidade virtual,foram grande sucesso de bilheteria por todo o mundo. Em ambos, os heróis "se plugam" a um mundo virtual e enquanto o corpo permanece em uma cama reclinável a mente "viaja" em lutas emocionantes, em mundos totalmente novos e desconhecidos, com princípios naturais próprios, etc.
A grande característica da realidade virtual é proporcionar aos usuários a sensação de estar "em algum outro lugar".
E tal característica já vem sendo utilizada pela medicina como instrumento para o alívio de dores e superação de fobias por seus pacientes. Os médicos Hunter G. Hoffman e David R. Patterson, este um especialista em dor da Escola de Medicina da Universidade de Washington, passaram a trabalhar os efeitos da realidade virtual no alívio de dores de pacientes com graves queimaduras, cujo tratamento é igualmente penoso, consistente na limpeza e remoção dos tecidos mortos.
Foram realizados experimentos com pacientes utilizando somente opióides (analgésicos semelhantes à morfina) e, posteriormente, utilizando somente jogos de realidade virtual, como o Snow World.
Os resultados foram surpreendentes, pois os pacientes relataram uma redução drástica de suas dores durante as sessões de realidade virtual.Mas por que a realidade virtual é tão eficiente?
Por conta da Atenção!
A atenção humana já foi comparada a um holofote, que nos permite selecionar algumas informações e ignorar todo o resto. Isto porque, há um limite do número de fontes de informação que conseguimos lidar simultaneamente, cerca de 7 (sete).
Assim, quando o paciente utiliza um programa de realidade virtual, a sua atenção não está voltada à dor, mas sim à imersão no mundo virtual, onde são estimulados vários sentidos, a exigir a dispensa de alguns focos de atenção para este mundo. Dessa forma, os pacientes vivenciam reduções drásticas na quantidade de dor, porque há menos atenção disponível para processar seus sinais.
Aproveitando essas informações, o que verificamos junto aos alunos que se queixam de problemas de concentração é justamente a deficiência em concentrar os seus focos simultâneos de atenção no material a ser estudado. Afinal, é este o objetivo da concentração:fazer incidir os focos de atenção em um ponto somente, fazendo-se, assim, com que todas as demais fontes de informação ( sejam visuais, sonoras ou sinestésicas) se esmaeçam. Isto a ponto de nenhum fator externo perturbar o estudo.

Os problemas de concentração e de atenção podem ser resolvidos com a prática de exercícios, com o emprego das mais variadas técnicas para o alcance deste estado mental tão valioso para os estudiosos.

Em nosso blog postamos um exercício de concentração retirado da yoga, chamado Drishti. Acesse e pratique. Você começará a ter contato com um estado mental talvez nunca experimentado antes e que lhe será de grande valia para a realização de um estudo focado.


Abraços Turbinados e Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário