Não somente nos estudos, mas na vida em geral, a teimosia em manter as mesmas atitudes, as mesmas estratégias e formas de encarar as adversidades, leva o indivíduo a um mesmo resultado, seja ele positivo ou não.
Talvez o medo de ousar, de não ser tão razoável quanto os outros esperam, pode ser a causa da ausência de novas atitudes, o que leva o indivíduo a uma estagnação, a uma zona de conforto (mesmo que a situação não seja tão confortável assim).
A mudança de atitude surge, primeiramente, de uma auto-análise, onde o estudante deve verificar os seus principais erros e fraquezas. Sem dúvida um ato de humildade. E a partir daí, procurar progredir, prosperar, buscando retificar o que era defeituoso em sua conduta e assim transformar as suas ações futuras. E isso, sem dúvida, culminará em alterações nos resultados obtidos até então.
Dessa forma, o estudante não deve temer as mudanças, principalmente quando os resultados obtidos não são satisfatórios. Pensamos que o excesso de razoabilidade, voltado unicamente para a satisfação das expectativas alheias, acaba limitando o estudante. Portanto, propomos que você se permita ousar e buscar novas alternativas (sejam técnicas ou psicológicas) para alcançar o seu objetivo.
Por fim, restam as palavras de George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês. para reflexão:
" O homem razoável se adapta ao mundo. Aquele que não é razoável persiste em querer adaptar o mundo a si próprio. Por isso, qualquer progresso depende do homem não razoável."
Abraços Turbinados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário